quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mensagem enviada no dia 08/09 por estudante da FURG presente na ocupação da UFCSPA

Porto Alegre, 08 de setembro de 2010 - Sede provisoria do Centro Acadêmico XXII de março, ex-reitoria da Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre

Caros colegas,
escrevo estas palavras para informar-lhes que a reitoria da UFCSPA está ocupada desde o dia 6 de setembro. A nossa pauta, entre outros pontos, exige que a reitoria ceda um local para a sede do CA XXII de março, que está sem espaço físico para suas atividades desde janeiro deste ano, quando a reitoria promoveu a demolição da antiga sede sem explicações convincentes e sem fornecer um novo local adequado para seu funcionamento. 
Os estudantes que promoveram a ocupação estavam participando do XV EREM - Encontro Regional dos Estudantes de Medicina - quando após relato do que acontecia aqui na UFCSPA por um de seus diretores, organizaram uma marcha em protesto do Hospital de Clínicas até a reitoria da UFCSPA. O movimento tomou corpo e após a reitoria dialogar insuficientemente com os estudantes, a decisao da ocupação foi tomada. Vale ressaltar que em todos os momentos o movimento foi democrático, dando voz a todos os estudantes e entidades presentes. Em torno de 70 pessoas ocuparam a reitoria na noite do dia 6, permanecendo pelo feriado de independencia em numero um pouco menor, já que a maioria dos estudantes necessitava retornar para suas cidades. 
Em menor numero, mas nao com menos força. A cada momento, estudantes da UFRGS e UFCSPA, recebem mais e mais moções de apoio ao movimento. A certeza de que estamos lutando por algo verdadeiro nos faz esquecer o cansaço e a falta de conforto. A nossa organização é invejável e em nenhum momento usamos armas que não nossas ideias. Estamos bem instalados, e tendo como unico problema a falta de dialogo com a reitoria. Hoje pela manhã, estamos esperando um encontro com a reitoria na sede provisoria do CA e esperamos que consigamos dar fim a ocupação, que só acontecerá mediante a assinatura de um termo de compromisso com as exigencias do movimento.
Amigos, desculpem as palavras cansadas, o texto sem cor, diferente do sentimento que queima no meu peito e no de nossos colegas aqui acampados. Nossa causa é legítima, legal, moral e verdadeira. Lutamos por um direito conquistado. O direito de se organizar politicamente, de discutir, de refletir acerca dos problemas do nosso país dentro da universidade e criar maneiras de transformar a realidade do nosso país e mundo. 
O que está acontecendo é historico para o movimento estudantil. O epicentro de muitas ações que hão de vir em breve. Nao podemos fechar os olhos para isso. Nao podemos permitir que calem as vozes dos estudantes desse país. Como universitarios, estudantes, cidadãos, devemos repensar o que tem se passado dentro da nossa instituição e nos envolvermos, ao menos reflexivamente, nessas discussões. 
Nós, estudantes, devemos nos aproximar dos nossos DAs e CAs afim de termos base politica para entendermos os porques das muitas coisas que percebemos de erradas na nossa instituição. O movimento ta aí pra ser criado por nós.

Na certeza da vitoria, um abraço.

Pedro Salomão Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário