sábado, 23 de outubro de 2010

Medicina promove a 19ª Semana Acadêmica

O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove a partir desta segunda-feira, 25, a 19ª edição da Semana Acadêmica. A atividade é realizada na Área Acadêmica do Hospital Universitário Miguel Riet Corrêa Jr. O dia é dedicado à apresentação de trabalhos, durante a manhã e a tarde. A solenidade de abertura inicia às 19h30, no auditório Vicente Mariano Pias, seguida de mesa de debate sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A 19ª Semana Acadêmica de Medicina da FURG segue até quinta-feira, 28, tendo entre outros objetivos provocar reflexões acerca do papel não só do acadêmico, mas também da academia, como agentes transformadores da realidade social, e ampliar a visão crítica do estudante acerca da profissão médica, sua interação com demais profissionais da saúde e suas atividades em relação ao meio de trabalho, de vivência e à sociedade em geral.

Uma das palestras, prevista para quarta-feira, 27, às 19h30min, abordará o “Idealismo da Medicina no Século XXI”, com a ginecologista e obstetra Cláudia Sá Amaral, que trabalha com Medicina da Comunidade em Angola, Kosovo, Moçambique e Ruanda. Além de palestras e apresentação de trabalhos, a programação inclui Curso de Interpretação de Exames (70 vagas). As inscrições são aceitas até segunda-feira, 25, no hall de entrada da Área Acadêmica do HU.

Programação

25/10 SEGUNDA
19h30min: Solenidade de abertura
19h50min: Mesa de debate sobre o ENADE.

26/10 TERÇA
19h30min: Mercado de Trabalho em Medicina da Família e Comunidade
Palestrantes: Dr. Luis Antônio Benvegnú - Médico e Doutor em Epidemiologia e Dr. Arílson Silva Cardoso – Médico Sanitarista; Secretário da Saúde de São Lourenço do Sul; Presidente da ASSEDISA.
21h20min: Atendimento Pré-hospitalar
Palestrantes: Dra. Edi Marlene Santana – Ginecologista Obstetra; Coordenadora do Comitê de Urgência do Município de Pelotas e Dr. Carlos Augusto Comet Júnior – Médico Regulador e Intervencionista do SAMU Pelotas; Médico da ECO-Sul

27/10 QUARTA
19h30min: Idealismo da Medicina no Século XXI
Palestrante: Dra. Cláudia Sá Amaral – Ginecologista e Obstetra; trabalha com Medicina da Comunidade em Angola, Kosovo, Moçambique e Ruanda

28/10 QUINTA
19h30min: Como dar Más Notícias (Sobre SPIKES, Sua Variante CONES e a Estratégia de Ensino I*CARE)
Palestrante: Dr. Santiago Correa – Mestrando em Medicina –Disciplina de Emergência Clínica - USP
21h20min: Código de Ética Médica
Palestrante: Dr. Fernando Weber Matos – Presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul; Especialista em Cirurgia Geral e do Ap. Digestivo Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia; Mestre em Saúde Coletiva; Superintendente do Grupo Hospital Conceição.

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=15937

Nenhum comentário:

Postar um comentário