terça-feira, 9 de novembro de 2010

Famed presente no 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica


De 27 a 30 de outubro ocorreu em Goiânia (GO) a 48ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Médica, que teve como temática principal “Uma Escola para o SUS: o Lugar da Educação Médica no Sistema de Saúde Brasileiro”. A Faculdade de Medicina da FURG esteve representada por sua diretora, professora doutora Sandra Crippa Brandão; vice-diretora, professora doutora Isabel Cristina de Oliveira Netto; coordenadora adjunta de Graduação em Medicina, professora mestre Marilice Magroski Gomes da Costa; profesor mestre José Carlos Henrique Duarte dos Santos; e acadêmico Aloysio Enck Neto.

A representação da Famed/FURG participou de vários fóruns, com destaque para o dos diretores e coordenadores de Cursos de Medicina, no qual foram discutidas questões relativas às dificuldades das escolas médicas na implantação das reformas curriculares, lei do estágio e internato. O fórum da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES enfatizou as políticas indutoras de mudanças curriculares nos cursos de Medicina e dos programas Pró-Saúde e PET-Saúde como forma de incentivo a essas reformas.

Outro ponto importante do evento foi o fórum dos serviços de apoio ao estudante e ao residente com ênfase na saúde mental. As professoras Isabel e Marilice, e o estudante Aloysio participaram como delegados representando da FURG no Conselho da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), ocasião em que foram aprovadas várias deliberações e realizada a eleição dos novos coordenadores regionais e da diretoria nacional da entidade.

O evento também serviu para definição do período de 26 a 28 de maio de 2011 para o próximo Congresso Gaúcho de Educação Médica. O evento será realizado em Rio Grande sob a organização da Famed/FURG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário