domingo, 12 de junho de 2011

Participe da pré-confer​ência de saúde dos/para os - estudantes


As conferências de saúde são realizadas a cada quatro anos, são espaços importantes de reunião entre trabalhadores da saúde, gestores, estudantes e usuários do SUS de forma geral. Tem a finalidade de analisar, avaliar e deliberar sobre a situação da saúde para melhorias nas políticas públicas e consolidação do SUS. O tema da conferência de saúde que será realizada este ano é "Todos Usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro". Os eixos, para contemplar esse complexo tema são: Acesso e Acolhimento com Qualidade; SUS na Seguridade Social; Participação Popular no SUS; Gestão (financiamento, formação, público X privado, pacto pela saúde, etc).

A primeira parte da Conferência Municipal de Saúde consiste de várias pré-conferências, momento de debate sobre os problemas de saúde de cada localidade, de apresentação do tema e eixos que serão discutidos e de eleição de delegados. As pré-conferências em Rio Grande tiveram início no dia 21 de maio e terminam no dia 16 de junho. A segunda parte está prevista para os dias 1o e 2 de julho, no CCMar. Será uma grande plenária para aprofundar a discussão e apresentação de propostas. Apenas os delegados eleitos nas pré-conferências podem votar, mas a participação é irrestrita. Toda a população interessada no assunto pode comparecer.

A Conferência Estadual de Saúde ocorrerá no município de Tramandaí, entre os dias 1o e 4 de setembro. A Conferência Nacional de Saúde será em Brasília, de 30 novembro a 4 dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário