quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jornal Agora: Estudantes de Medicina abraçam o HU em manifestação

Em busca de melhorias para o Hospital Universitário (HU), estudantes de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) paralisaram suas atividades e fizeram manifestação, hoje, 17, ao longo do dia, em frente ao hospital. "Queremos saúde para o HU", observavam em cartazes ostentados no local e em panfletos que foram distribuídos às pessoas que por lá passavam. A panfletagem, que objetivou esclarecer a população sobre os motivos do movimento e convidá-la a buscar, junto com eles, as melhorias reivindicadas, começou às 9h e se estendeu até o final da tarde. Por volta do meio-dia, os alunos também uniram-se e, de mãos dadas, deram um abraço simbólico no estabelecimento hospitalar.


Entre as ações realizadas ao longo do dia, os manifestantes ainda recolheram assinaturas para um abaixo-assinado, contendo as reivindicações, a ser entregue a diversas autoridades, incluindo a direção do Hospital Universitário e a secretária municipal de Saúde. Conforme Bruna Porto, representante discente do Diretório Acadêmico da Medicina, estava havendo boa adesão ao abaixo-assinado. Por volta das 15h, já tinham sido obtidas em torno de 1.400 assinaturas e a expectativa era chegar a 1.500 até a tardinha. Na parte da tarde, ainda foram feitas uma oficina de discussão sobre os problemas apontados no hospital e uma reunião, convocada pelos alunos, na área acadêmica do HU. Esse encontro foi com dirigentes da instituição, da Furg, da Faculdade de Medicina e de órgãos da área de Saúde no Município.


A mobilização foi decidida pelos estudantes do curso de Medicina e organizada pelo Diretório Acadêmico. Os alunos destacam que a ação é estudantil, apartidária e pacífica. A intenção é fiscalizar e buscar o atendimento das reivindicações elencadas, que são melhorias no HU em termos de infraestrutura, segurança, materiais, assistência e ensino. Os estudantes fizeram assembleia geral no último dia 11, tendo como pauta central a transferência do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia para o Ambulatório central, espaço que dizem não ter estrutura para acolher o de Ginecologia. E, nessa ocasião, outros vários problemas foram levantados. Entre estes, estão salas com preparo inadequado, falta de material nos ambulatórios e enfermarias, ausência de fiscalização da identidade das pessoas que entram e saem do hospital.


Outras questões reclamadas são aparelhos estragados, falta de higiene e de preceptores, superlotação do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), alagamento de setores importantes do HU, esterilização inadequada e atraso nas obras internas. A diretora técnica do Hospital Universitário, Susi Lauz, participou da reunião com os estudantes. "Neste momento, a intenção é ser ouvinte. A partir daí, vamos trabalhar em conjunto com a administração da universidade para ver o que é procedente", disse no início do encontro. Ela destacou ainda que "em nenhum momento as portas da direção do HU ficaram fechadas a quem quer que seja".


Por Carmem Ziebell
carmem@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário