quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resultado breve da reunião e pronunciamento DAFB

Caros colegas,

Gostaríamos primeiramente de parabenizá-los pela participação no movimento de Paralisação e Abraço ao HU em prol de melhorias para o nosso querido Hospital Universitário. Agradecemos pelo respeito de todos vocês ao movimento, demonstrado de diversas formas como no auxilio de aproximadamente 2000 assinaturas recolhidas no abaixo assinado e o número suficiente de pessoas para abraçar o HU (afinal para essa tarefa sabíamos que seria necessário pelo menos cerca de 250 pessoas).

Vamos fazer um breve resumo do que aconteceu, afinal também estamos cansados. Tudo culminou com a presença de todas as autoridades convidadas ou seus representantes na reunião. No início foram lidas todas as reivindicações inclusive as novas, as quais foram decididas em Assembleia geral no começo na tarde. Embora, a Direção do HU e da PRAE tenham se mostrado descontentes pela forma como foram feitas as reivindicações, outros participantes como o presidente do Conselho Municipal de Saúde parabenizaram o movimento.

Uma das maiores discussões foi o Ambulatório de Ginecologia, sendo que ficou definido que a direção providenciaria, em caráter urgente, menos biombos ou cortinas para maior privacidade e respeito às pacientes. No âmbito acadêmico foi mencionado pela direção e coordenação da FAMED que os alunos do 4° ano vão ser divididos em enfermaria e ambulatório para diminuir o número de pessoas na consulta.

Após um exaustivo debate, foram definidas duas soluções à longo prazo: parceria com a prefeitura para realocação de atendimento da Ginecologia e a construção de um novo prédio para os ambulatórios.

Durante a reunião o clima foi tenso e até com relatos de que deveríamos manter a imagem do HU e não permitir que essas denúncias sejam feitas. Porém, acreditamos que conseguimos passar a nossa mensagem de estamos fiscalizando o que está ocorrendo no HU. Por falta de tempo e pela discussão sobre a ginecologia ocupar bastante tempo a reunião foi finalizada em um horário determinado 17h30min.

Ficamos satisfeitos com o saldo da reunião: todos perceberam a relevância dos itens pautados, assim como, demonstraram-se cientes das responsabilidades com os itens pautados. Assim, foi definido que a lista de problemas do HU seria encaminhada em caráter oficial para posterior reunião com integrantes para debate profundo de cada item.

É indescritível o sentimento de orgulho por termos realizado um movimento em que pode-se demonstrar o nosso carinho, cuidado e respeito; tanto pelos profissionais, pacientes, funcionários e alunos que participam do HU. Ficamos felizes com a movimentação estudantil. Ressaltamos que o saldo foi positivo e estamos certos que de outra forma não conseguiríamos o acesso tão rápido à tantas autoridades bem como o compromisso dessas em dar continuidade às discussões.

Por fim, queremos mais uma vez agradecer e dizer que estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Hoje, podemos dizer que somos a mudança que queremos ver no mundo.

Parabéns à todos,

DAFB

Um comentário: