sexta-feira, 16 de setembro de 2011

XX SAMED

O DAFB organiza mais uma edição da Semana Acadêmica da Medicina, dessa vez comemorando a sua vigésima edição. O tema dos Minicurso será transplantes realizado nas tardes do dia 17, 18 e 19 de outubro, sendo que os palestrantes serão a Dra. Dra. Rosana Reis Nothen que possui mestrado profissional em doação de Órgãos e Transplantes no Hospital San Carlos, Madrid e duas vezes Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, que irá falar sobre "Família e Doação de Órgãos: Uma Relação Delicada"; no mesmo dia o Dr. Dr. Valter Duro Garcia - Diretor da Unidade de Transplante de Rim da Santa Casa - Porto Alegre, Conselheiro da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), irá palestrar sobre o cenário de transplantes no Brasil. Os dois dias seguintes serão conduzidos pelo Dr. Luiz Gustavo Guedes Diaz – Cirurgião Geral - Transplante de Fígado, Preceptor da Residência Médica de Transplante de Fígado do Hospital Israelita Albert Einstein, que irá abordar: morte encefálica, doador vivo X doador falecido, lista de transplantes, transplante de fígado, técnicas cirúrgicas, Complicações, Retransplante, sua Experiência da Equipe do Hospital Israelita Albert Einstein entre outros assuntos.

Na segunda-feira (dia 17) à noite haverá a abertura que terá um debate sobre “Exame de Ordem da Medicina”. Ainda, terça-feira (dia 18) os alunos poderão entender melhor os desafios e complexidade do mundo popular com o palestrante Dr. Eymard Mourão Vasconcelos, autor de vários livros entre eles: "A saúde através da palavra e do gesto, reflexões da Rede de Educação Popular e Saúde", "A Medicina e o pobre", "Educação Popular e a Atenção à Saúde da Família", entre outros. Na mesma noite haverá também a palestra da psicóloga Débora Noal, integrante da Organização Médicos Sem Fronteiras que irá dividir sua experiência em vários locais do mundo, sendo que suas últimas missões (pode-se ler um pouco sobre a experiência dela na fronteira da Tunísia e da Líbia no site: http://www.msf.org.br/entrevistas/85/debora-noal-24-03-2011/ ).

Na quarta-feira (19/09) a professora Dra. Jussara M. Silveira que fez doutorado em infectologia irá falar sobre a situação atual do HIV e AIDS, na mesma noite a Dra. Maria Rita de Assis Brasil que participou do participou da 11ª edição do Fórum Social Mundial, que aconteceu em Dacar, no Senegal, apresentado um painel sobre direitos humanos no Brasil irá falar sobre o mesmo assunto na SAMED.

Por fim, na quinta-feira (dia 20/09) haverá uma palestra do Dr. Francisco Asergo Médico de Família e Comunidade e mestre em Antropologia Social pela UFRGS, que faz parte da equipe editorial da A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, participando, também, de capítulos de livros, entre eles: “Antropologia e atenção primária à saúde” e “A consulta ambulatorial”. Depois haverá o encerramento e comemoração da vigésima edição da SAMED. Semana Acadêmica de Medicina da FURG: Vinte anos complementando a formação dos estudantes.

Informamos que em breve disponibilizaremos maiores informações sobre a submissão de resumos para a SAMED a data de apresentação dos resumos será dia 20 no período da tarde, das 14h até às 18h.

Confira a programação (clique para ampliar):

Palestras (noite)
Minicurso Transplantes (tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário