quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Minicurso da XX SAMED

É com muita alegria que consideramos que a XX SAMED com o tema sobre transplantes foi um verdadeiro sucesso. O palestrante dos últimos dois dias, o Dr. Luiz Gustavo, mostrou com muita simpatia vários aspectos dos transplantes, desde o conceito de morte encefálica até a experiência pessoal no Hospital Israelita Albert Einstein.



Com uma linguagem simples o dr. Luiz Gustavo conseguiu passar o tema com destreza para todos os alunos, independente do ano que está cursando. Chamou a atenção os cuidados com a família do doador, as indicações, as contra-indicações, o prognóstico do paciente.



Outro fator abordado, foi a rotina de um captador de órgãos e do transplantador. A explicação perpassou por todos os tipos de órgãos com enfoque no transplante de fígado que é a área do Dr. Luiz. O palestrante deixou claro que a vida do médico transplantador nem sempre é fácil, mas que revela-se muito gratificante.



Faça o download da palestra sobre doadores e morte encefálica aqui.
Faça o download da palestra sobre logística e alocação de órgãos aqui.
Faça o download da palestra história, evolução, técnica cirúrgica, resultados e complicações e experiência da equipe do Albert Einstein aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário