terça-feira, 18 de outubro de 2011

Primeira dia da XX Semana Acadêmica da Medicina supera expectativas



Hoje, dia 17 de outubro, iniciou a XX SAMED, com o minicurso sobre transplantes. Na entrada os alunos da medicina puderam expor os projetos de extensão e mostrar para os colegas, professores e outros profissionais o que está ocorrendo na FURG. Os projetos apresentados foram: Liga de Educação em Saúde, Lifa do Trauma e Recrutas da Alegria.

O Prof. Dr. Newton Primo fez um breve discurso e agradeceu a presença dos palestrantes presentes e de outros profissionais envolvidos na doação de órgãos da região. A Dra. Rosana Reis Nothen discutiu sobre o tema da relação delicada com a família e a possibilidade da Doação de Órgãos. A palestrante dividiu algumas experiências para auxiliar a comunicação do médico e a dificuldade da profissão ao poder lidar com uma situação delicada que é a doação de órgãos tanto para o médico quanto para a família, destacando o papel fundamental da família no processo.

Em um segundo momento, o palestrante Valter Duro Garcia falou sobre a Doação e Transplantes no Brasil, explicando conceitos básicos e simples, assim como, explanando sobre transplantes realizados no Brasil e no mundo, e a sua implementação no Brasil. Destacando as principais mazelas na doação de órgãos como: risco cirúrgico; perda do enxerto por rejeição aguda; risco de perda do enxerto a longo praz; morbidade relacionada à imunossupressão; mas, principalmente, a falta de doadores. E a perda de vários possíveis doadores por muitas vezes difícil diagnóstico e dúvidas sobre, por exemplo, morte encefálica e a dificuldade de discutir isso (abordado também na palestra anterior).

Seguindo neste dia 17, à noite aconteceu a abertura da XX SAMED, com a composição da mesa com representante do Diretório Acadêmico, representante da Pró-reitoria, Representante da Coordenação da FAMED, a Coordenadora Científica da XX SAMED, Vera Signorini e por fim, a professora e Diretora da FAMED Sandra Brandão que estava de aniversário e recebeu uma lembrança simbólica do Diretório Acadêmico. Ainda, foi mencionado no discurso de abertura do Diretório Acadêmico a nossa conquista imensurável contemplar os tantos rostos presentes no auditório. Com todas as dificuldades e o nosso penar pela pouca participação dos professores presenciando a nossa SAMED.

Para encerrar a noite, tivemos o grande debate sobre o Exame de Ordem da medicina com a mesa composta pelo advogado Fábio Moura defendendo o exame de ordem; a aluna e integrante da coordenação da Sul-1 Isabela Coelho e o professor, diretor do CREMERS Dr. Ismael Maguilnik , a exposição foi elucidativa e pode colocar todos alunos a pensar. Foram risos e momentos de discussão profunda para os alunos compreenderem melhor e formarem uma opinião a respeito.

Palestra “Doação e Transplante no Brasil” ministrada pelo Dr. Valter Duro Garcia – Faça download clicando aqui.

Palestra “Família e Doação de Órgãos: Uma Relação Delicada” ministrada pela Dra. Rosa Reis Nothen– Faça download clicando aqui.

Explanação do debate sobre o “Exame de Ordem” da aluna Isabel Coelho – Faça o download clicando aqui.

Explanação do debate sobre o “Exame de Ordem” do Dr. Ismael Maguilnik – Faça o download clicando aqui.


Confira o álbum da XX SAMED clicando abaixo:

XX SAMED - Segunda-feira dia 17

Nenhum comentário:

Postar um comentário