quarta-feira, 3 de outubro de 2012

02/10 - SAMED

Hoje foi o primeiro dia de minicurso.
MD. Rima Jbili, oncogenista integrante do corpo clínico do Hospital AC Camargo, deu início à atividade. Seu minicurso abordou temas como marcadores genéticos e influência do histórico familiar de câncer na obtenção da doença.


Quem deu o próximo minicurso foi MD Rodrigo Jacobi Terlan, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Fatores que predispõem ao câncer, graus da doença, formas de terapia e prevenção foram parte do conteúdo de seu minicurso.


.
Msc. Giovani Thomaz Pioner, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, em 2010, fez uma atualização sobre o câncer de próstata. Falou sobre incidência da doença, métodos cirúrgicos e de tratamento, importância do exame de prevenção, probabilidades de se desenvolver a doença etc.



Msc. Simone Menezes Karam, pediatra e geneticista, indicou o panorama do surgimento das bases genéticas até os dias atuais, ressaltando as contribuições dessa área para todas as demais.



Msc. Maria Amélia Mano, especialista em Medicina de Família e Comunidade, palestrou sobre desastres naturais, com uma abordagem social. Enfatizou que desastres não acontecem ao acaso ou devido a intervenções divinas, como às vezes são mistificados, mas são fruto do mau planejamento das cidades (inclusive, comparou países desenvolvidos com não desenvolvidos, mostrando que nos primeiros, o impacto é menor). Também falou sobre a atuação da força SUS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário