terça-feira, 9 de outubro de 2012

Moção de apoio aos Estudantes de Medicina do Estado de São Paulo contra o Exame de Certificação Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP),

Neste 09 de outubro de 2012,  após a imposição da resolução do CREMESP que institui a obrigatoriedade de exame para ingressantes na profissão – o Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos da Universidade Federal de Rio Grande a partir deste documento realiza moção de apoio aos Estudantes de Medicina do Estado de São Paulo contra o Exame de Certificação Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP). O DAFB também se solidariza com os estudantes que realizam o movimento.

O DAFB entende que não compete diretamente ao CREMESP a criação do Exame de Certificação, porque o exame se caracteriza pela punição do acadêmico e não da instituição, além disso, uma prova essencialmente teórica e de questões objetivas não avalia várias outras demandas essenciais para um aluno de medicina e o resultado da escola criar um rankeamento das universidades. Por fim, não compete ao CREMESP criar uma prova de avaliação dos discentes do nosso país, além disso, o exame abre uma margem, como o exemplo do curso de Direito, para a criação indiscriminada de Universidades no Brasil, sem a estrutura e qualidade necessária. Nesse sentido, evidencia-se a precarização do ensino superior inserindo-se em um contexto muito maior de desatenção e negligência.

Acreditamos que deve ser discutida em Fóruns, Debates e Congressos e outros espaços de Movimento Estudantil a questão da criação de um Exame de avaliação dos egressos dos cursos. Verificando primeiramente necessidade ou não da criação do Exame e se for deliberada a sua criação como ela deve ser feita para ser justa e aplicada da melhor maneira possível.
 
Acesse o documento clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário